Dor de Cabeça? Você pode precisar de um Dentista Especialista

Seção Saúde   •   Data 17/09/2012   •  

 

* Dr. Daniel Bonotto

As dores de cabeça, ou cefaleias, são muito comuns na população. Estima-se que até 20% das pessoas sofram frequentemente deste mal.
A enxaqueca (dor de cabeça pulsátil, geralmente unilateral, que chega a provocar náusea e vômitos) e a cefaléia tensional (dor em apertamento/pressão, geralmente bilateral) são exemplos de cefaléias primárias, e um médico neurologista deve ser consultado para tratar dessas patologias.
No entanto, existem dores de cabeça que aparecem associadas a outras doenças, e são chamadas de cefaleias secundárias. Um exemplo é a cefaleia associada aos problemas da articulação temporomandibular (ATM) e músculos da mastigação, e ao Bruxismo do Sono.
As disfunções temporomandibulares (DTM) apresentam como principais características as dores na face e cabeça (veja figura), ruídos na articulação e dificuldade para abrir a boca. A dor de cabeça relacionada à DTM pode ser reconhecida por piorar durante ou após a mastigação ou movimentos forçados da boca. A Dor de cabeça matinal também pode ser um sintoma.
É comum também as DTM estarem presentes em pacientes que sofrem de enxaqueca. Um recente estudo brasileiro mostrou que 55% dos pacientes com DTM também apresentavam alguma cefaleia primária. Nestes casos, o tratamento deve ser realizado em conjunto pelo médico e pelo dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.
Para o paciente que sofre com dores de cabeça fica o recado: evitar a automedicação e procurar um profissional capacitado. O médico neurologista é o profissional mais capacitado para diagnosticar e tratar as dores de cabeça. Quando a cefaleia tiver relação com as DTM, o dentista especialista em DTM e Dor Orofacial deve ser consultado para realizar o tratamento adequado.

* Dr. Daniel Bonotto - - Especialista em DTM e Dor Orofacial - Mestre em Ciências da Saúde - Professor da Universidade Positivo — Professor do Curso de Especialização em DTM e DOF da UFPR

Comentários

Deixe uma resposta

Seções

Publicidade

ATM

Imobiliária Razão

Restaurante Miyo

Mercearia Bresser

Androclin

ATM

17 Anos

Jornal do Batel